Muito prazer em estar mais uma vez aqui para falar com vocês sobre alimentação, suplementos e performance. E hoje venho deixar aqui um alerta: você sabia que alguns suplementos nutricionais podem estar contaminados por substâncias que são consideradas como dopings pela WADA? Mas Nutri, o que é essa tal “ WADA”?

Vamos lá! WADA é uma sigla em inglês que significa WORLD ANTI-DOPING AGENCY, ou seja, Agência Mundial Anti-Doping, e ela é responsável internacionalmente por padronizar quais são as substâncias proibidas de uso por atletas competidores e ela também disponibiliza pela internet uma lista de tais substâncias.

No mundo das artes marciais a USADA (Agencia Americana Anti-Doping ) é bem mais conhecida por ser a referencia antidopagem para os atletas do UFC, porém essa agência utiliza a lista de substâncias proibidas da WADA ( Agência Mundial Anti-Doping), que está acima da USADA nessa área.

Acontece que em alguns países, mais comumente nos EUA, os suplementos nutricionais não passam por uma fiscalização tão rigorosa para liberação comercial quanto passa no Brasil (pela ANVISA), e isso acarreta fraudes nesses produtos que são facilmente encontrados nas prateleiras de lojas de suplementação nos Estados Unidos da América. Algumas marcas de whey protein (que deveria conter apenas proteínas e alguns outros nutrientes) foram analisadas em laboratório e constataram a presença de esteroides anabolizantes na composição, e seus produtores se defenderam dizendo que pode ter sido por contaminação nos maquinários (me engana que eu gosto).

Bom, se você é atleta, compete e está sujeito a ter seu sangue e/ou urina testados para fins de avaliação de doping, fique atento quanto às marcas de suplementos que você anda consumindo para não ser pego de surpresa, por achar que está tomando aminoácido, maltodextrina somente, quando pode ter alguma substância ali presente que seja proibida. Fundamental dar uma pesquisada se é uma marca confiável e de preferência consultar um profissional que pode te dizer com fidedignidade se você pode tomar tal suplemento sem correr o risco de ser suspenso ou eliminado de uma competição por ter tido resultado positivo nos exames anti-dopagem.

Importante salientar que alguns medicamentos (até para dores) podem conter alguma substância que está lá na lista da WADA e se você precisar tomar, peça orientação médica para lhe dar outra alternativa. Consultar a lista de substâncias proibidas é responsabilidade principalmente do atleta, mas também de seus treinadores, para não causar danos à saúde nem frustrações no tatame. Informação e dicas a vocês é meu objetivo aqui. Viva a arte suave de forma consciente e com leveza na mente.

Até o próximo artigo.

Abraço, da Nutri!

Comente essa publicação:

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Logo_footer   
     2016 - Grappling Fight Team

Redes socias: